terça-feira, 13 de agosto de 2013

   RELATÓRIO DE TRABALHO 


FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO GESTAR II - (MATEMÁTICA)



ATIVIDADES PLANEJADAS

                  Demos início a mais um encontro com a saudação e entrega da pauta a todos, desejando um bom estudo, após as saudações foi passada uma mensagem "O  PARAQUEDAS " logo após uma breve reflexão sobre a mesma, passamos para o estudo do TP 03, AAA 03 do professor e AAA 03 do aluno, onde foi distribuídas as atividades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 12 da atividade 10, sendo visto na transposição didática: revestimentos, preenchimentos, semelhanças e poliedros, na seção em que se trata estes conceitos o objetivo é a construção de maquetes e materiais didáticos e comparação, entre as atividades planejadas ficou acertados com os cursistas a aplicação das atividades em sala de aula com o acompanhamento do formador. Os cursistas deram início ao trabalho, divididos em grupos, cada grupo com as atividades, na atividade foi discutida a ideia de lados de um polígono, entre eles com muitos questionamentos sobre os conceitos em discussão, na questão de congruência e semelhança, para alguns que ainda tinham dúvidas ficou claro quando um polígono é semelhante ou congruente. Também foi discutido o conceito de soma de ângulos internos e o valor de cada ângulo de um polígono regular, ficou também mas claro o que é um polígono regular um polígono não regular, para melhor esclarecer foram desenhados vários polígonos, foi visto que através de um ponto a o encontro de polígonos congruentes, e que a medida do angulo interno em cada um deles e quanto vale a soma dos ângulos internos cujos os vértices encontra-se em um ponto.Diante desta atividades foi feito o revestimento com polígono não regulares e percebido por todos uma propriedade que confirma a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer que é igual a 180º. Nestas atividades realizadas ´pelos cursistas os mesmos foram construído contextos para serem trabalhados com seus educandos, e outro ponto foi discutido as propriedades específicas do triângulo equilátero com os três ângulos congruentes de 60º, não deixando para a trás o conceito de área de três polígonos regulares, o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono, através de demostrações pôde se afirmar que a área de um polígono na forma de um hexágono obtêm uma área maior. A partir da construção de poliedros, houve questionamentos positivos, de como seria possível construir poliedros a partir de polígono regular, concluíram que só existe cinco poliedros regulares, chamados de sólidos platônicos - nome devido a platão, são eles:tetraedro regular, octaedro regular, icosaedro regular, cubo e dodecaedro regular, nesta atividade pude perceber a satisfação com que eles ficaram com essas descobertas. No encontro de nº 05 continuamos trabalhando o TP 03 com  a unidade nº 12 onde foram trabalhadas as atividades 01,03, 04, 05, 06, 13 e 14, na seção 01 discutimos a seguinte resolução problema: integrando a matemática ao mundo real - a matemática e o senso comum, fizemos a leitura do pequeno texto: integrando a matemática ao mundo real; situação-problema- seguestro de caborno, onde foi criada uma tabela para demostrar se há porporcionalidade de crescimento em relação a quantidade de carbono, foi também visto o conceito de porcentagem, foi contruidos um gráfico para demostrar a quantidade de carbono fixado nas árvores por hectares, em função do tempo, em anos, com  uso de um gráfico foi visualizada uma constante de carbono demostrando um gráfco de reta. A construção do conhecimento matemático em ação foi feita com: funçoes crescente, decrescentes e taxa de variação; nesta seção o objetivo é representar graficamente a interdependência entre duas variáveis, interpretar informações a respeito de interdependência entre duas variáveis por meio de três representações: gráficos, tabelas e fórmulas, analisar a dinâmica da variação interdependente entre duas variáveis: crescimento, decrescimento e quão rápido se dá essa variação.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate