terça-feira, 13 de agosto de 2013

O GETAR MAIS UMA FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER
GESTAR II - 2013 - MATEMÁTICA - BONITO - PE.

 PARA REFLEXÃO

CARACTERÍSTICAS DESEJADAS EM UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XXI



          Tradicionalmente a visão de matemática predominante no currículo escolar está refletida na percepção da sociedade do que vem a ser matemática. De acordo com Thompson(1992:127), muitos indivíduos consideram a matemática uma disciplina com resultados precisos e procedimentos infalíveis, cujos elementos fundamentais são as operações aritméticas, procedimentos algébricos e definições  e teoremas geométricos. Dessa forma o conteúdo é fixo e seu estado pronto e acabado. É uma disciplina fria, sem espaço para a criatividade. Há uma necessidade de os professores compreendam que a matemática é uma disciplina de investigação. Uma disciplina em que o avanço se dá como consequência do processo de investigação e resolução de problema. Além disso é importante que o professor entenda que a matemática estudada deve, de alguma forma, ser útil aos educandos, ajudando-os a compreender, explicar ou organizar sua realidade. Na visão de  Ernest(1991), seguindo a linha de Lakatos, ressalta a importância da interação social na gênese do conhecimento matemático,. Ele enfatiza o fato de que a matemática evolui através de um processo humano e criativo de geração de ideias e subsequente processo social de negociação de significados, simbolização, refutação e formalização. Ele propõe que, na sua gênese, o conhecimento matemático evolui da resolução de problemas provenientes da realidade ou da própria matemática. O grande desafio da Educação Matemática é determinar como traduzir essa visão da Matemática para o ensino. Nossa sociedade em geral, e nossos educandos em particular não vêem a matemática como a disciplina dinâmica que ela é, com espaço para a criatividade e muita emoção. Pequeno texto extraído do University of georgia, Estados Unidos.

RELATÓRIO DO TP 03

ATIVIDADES PLANEJADAS
REFLETIR SOBRE A MENSAGEM " O PARAQUEDAS";
ENTREGA DA PAUTA;
ESTUDAR O TP 03, AAA 03 DO PROFESSOR E AAA 03 DO ALUNO;
SEÇÃO 2 - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM AÇÃO;
ATIVIDADES 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 E 12;
SEÇÃO 3 - TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: REVESTIMENTO, PREENCHIMENTOS, SEMELHANÇAS E POLIEDROS, OBJETIVOS DA SEÇÃO: MAQUETES E MATERIAIS DIDÁTICOS E COMPARAÇÕES;
ACERTAMOS A APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES PELOS CURSISTAS NA SALA DE AULA, COM O ACOMPANHAMENTO E REGISTRO DO FORMADOR.
MONTAMOS O ESQUELETO DO PROJETO E JÁ DISCUTIMOS TEMAS PARA MONTAGEM DO PROJETO POR ESCOLAS, ELES FORAM SUGERINDO TEMAS BASEADOS NOS TPS, ONDE CADA TEMA SUGERIDO POR ELES TINHA A FINALIDADE DE SE ADEQUAR A SUA REALIDADE.
ATIVIDADES REALIZADAS
 Os cursistas foram divididos em grupos, receberam o material e deram início aos trabalhos


Foi discutida entre os cursistas a ideia de lados de um polígono, entre eles foi bastante questionado em relação a semelhança e congruência.



Interação no trabalho para a construção do conhecimento matemático





Re




Na construção de poliedros surgiram alguns questionamentos positivos, como seria possível a construção de poliedros a partir de polígonos regulares. Viram que existe cinco poliedros regulares, que são chamados de sólidos platônicos - nome devido a Platão, são eles: tetraedro regular, octaedro regular, icosaedro regular, cubo e dodecaedro. Nesta atividade pude perceber a satisfação dos mesmos.








Nesta atividade foi discutida a área de três polígonos regulares, o triângulo equilátero, o quadrado e o hexágono, com isso pode se afirmar que a área de um polígono na forma de um hexágono obtêm uma área maior.






Na unidade 12, vem com a resolução de situação-problema: integrando a matemática ao mundo real - a matemática e o senso comum, identificando funções e situação real, representação gráfica da interdependência entre duas variáveis. Fizeram a leitura do testo: Integrando a matemática ao mundo real.

Situação-problema: Sequestro de carbono onde foi criada uma tabela que questionava a proporcionalidade de crescimento em relação a quantidade de carbono, também foi visto o conceito de porcentagem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate